Crianças podem usar desodorantes?
Desodorantes são produtos bem comuns na nossa rotina de higiene pessoal, tanto que a gente acaba nem pensando muito sobre eles, né? Mas quando se trata das crianças sempre surgem várias dúvidas: crianças podem usar desodorantes? Com que idade elas devem começar a usar esse produto? Qual é o melhor desodorante infantil? Devo escolher desodorante ou antitranspirante?
Respira fundo e segue aqui no blog que eu vou te ajudar a desvendar tudo isso hoje.
Índice
-
Crianças podem usar desodorantes?
-
Com que idade começar a usar desodorante?
-
Como escolher o desodorante infantil ideal?
Crianças podem usar desodorantes?
A resposta curta é sim, crianças estão liberadas pra usarem desodorantes. Mas, é sempre importante lembrar, a pele dos pequenos é mais sensível e por isso é ideal procurar por alternativas que sejam mais adequadas pra pele deles. Além disso, existe uma idade certa pra que as crianças comecem a usar esse tipo de produto, justamente por que a pele deles é mais sensível e suscetível a sofrer com alergias e outras reações adversas.
Leia mais: Rotina do banho: dicas pra deixar esse momento ainda mais relaxante!
Com que idade começar a usar desodorante?
A necessidade real de usar o desodorante deve começar a partir dos 8 anos, que é quando o processo da puberdade começa a ser desencadeado. Nessa fase, as glândulas sudoríparas se tornam mais ativas e mesmo que o suor em si não tenha cheiro, as bactérias que causam os odores corporais começam agir por causa da transpiração mais ativa.
Ah, caso o seu pequeno tenha começado a ter odores antes da idade recomendada, procure por um pediatra. Ele vai ajudar a entender porque o mau cheiro está acontecendo e qual vai ser o melhor produto pra solucionar esse problema sem causar qualquer desconforto na pele do seu pequeno.
E aqui mora um segredo importante também: se o problema são as bactérias e não a transpiração, optar por antitranspirantes não é a melhor saída. Afinal, os antitranspirantes usam alumínio pra entupir os poros e impedir a transpiração ao invés de agir contra as bactérias que causam os maus odores. E a transpiração é um processo natural e essencial pro funcionamento do nosso corpo, impedir que ela aconteça pode ser até mais prejudicial pros pequenos.
Como escolher o desodorante infantil ideal?
Como já deu pra perceber, os antitranspirantes e desodorantes sintéticos comuns do mercado não são a melhor opção pra pele sensível dos pequenos. A melhor escolha pras crianças são os desodorantes naturais, eles são livres de produtos químicos agressivos, o que faz deles mais seguros e gentis pra pele sensível dos pequenos. Pra você conseguir identificar se um desodorante realmente é natural e totalmente seguro pra pele da criança, verifique se:
- É livre de alumínio e parabenos: como falei antes, o alumínio é usado em antitranspirantes pra bloquear a transpiração, mas pode ser muito irritante pra pele. Já os parabenos são conservantes que também podem ser bastante alergênicos e ainda estão associados a outros problemas de saúde.
- É hipoalergênico: produtos hipoalergênicos são formulados justamente pra reduzir o risco de reações alérgicas, o que é essencial pras crianças, né?
- Tem uma fragrância suave ou é totalmente livre de fragrância: as fragrâncias podem ser muito fortes, o que pode causar irritação ou reações alérgicas.
Ao comprar um desodorante pro seu pequeno, é legal sempre fazer um teste na pele do antebraço. Se ele tiver alergia a qualquer ingrediente da fórmula, ela vai se manifestar ali, o que é melhor do que nas axilas que podem causar ainda mais incômodo por ser uma região abafada e que sofre com a fricção constante das roupas. Se a alergia se manifestar, é legal falar com o médico pediatra pra entender a melhor solução e o melhor produto pro seu pequeno.
Leia mais: Desodorante e antitranspirante: quais são as diferenças?
Eu sempre gosto de indicar a minha linha de desodorantes naturais, eles são totalmente livres de alumínio e outros ingredientes sintéticos potencialmente alergênicos. Além disso, as fórmulas foram desenvolvidas pra cuidarem da pele, trazendo hidratação e nutrição, enquanto agem diretamente contra as bactérias causadoras dos maus odores, ao invés de impedir a transpiração natural do corpinho das crianças.