Tudo sobre manchas nos dentes: causas, prevenção e tratamentos
Nada de pânico, manchas nos dentes são problemas bem comuns e bem fáceis de resolver!
Me conta uma coisa: você tem manchas nos dentes? Relaxa, esse é um problema mais comum do que a gente imagina, principalmente porque elas podem ser causadas por hábitos do dia a dia. Aquele cafezinho de manhã, um molho vermelho, vinho tinto… Esses são apenas alguns alimentos que podem causar manchas e ainda existem vários outros fatores que podem interferir na cor dos seus dentes.
Se você passa por isso e não sabe o que fazer, este conteúdo vai te ajudar. Vou te explicar tudo sobre as causas, tratamentos e como prevenir as manchas. Vem comigo!
Índice
-
Causas das manchas nos dentes
-
Quais os tipos de manchas no dente?
-
Tratamentos para manchas nos dentes
-
Profilaxia dental
-
Uso de pasta de dente natural
-
Como prevenir manchas nos dentes?
Causas das manchas nos dentes
As manchas nos dentes podem ter várias causas, mas as principais estão nos nossos hábitos do dia a dia, tanto relacionados à limpeza quanto à alimentação. O lado bom é que a solução é simples, com pequenas mudanças na rotina fica fácil prevenir essas marquinhas e, em alguns casos, até reverter o efeito manchado.
Sempre bom destacar que, em caso de manchas mais severas, é legal você consultar um dentista. Só ele vai poder te dizer qual é a causa real da mancha nos seus dentes, se ela está associada a algum outro problema dental ou se é o caso de mudanças simples na rotina. Atrelado a isso, só o especialista vai poder te passar o melhor tratamento pro seu caso específico também. Mas já pra te dar uma ajudinha, reuni aqui as principais causas pro aparecimento de manchas nos dentes.
- Alimentos e bebidas: tudo o que tem pigmentos fortes, sejam naturais ou artificiais, podem deixar resíduos nos dentes e causar manchas. Por isso, é preciso dar uma atenção na hora de comer salgadinhos, molhos, açaí, café, vinho, refrigerantes e chás escuros. E, principalmente, fazer bem a higiene bucal depois de consumir eles.
- Tabagismo: o cigarro tem mais de 4.000 substâncias e faz super mal pra saúde, inclusive bucal. A nicotina afeta o esmalte dos dentes, o que causa aquelas manchas amareladas e escuras.
- Higiene oral inadequada: outro fator que pode impactar na cor uniforme dos dentes é justamente a higiene bucal. Quando não se escova os dentes após as refeições, a comida fica acumulada, podendo gerar as placas que podem manchar e até agravar as manchas que já existem.
Quais os tipos de manchas no dente?
Existem três tipos de manchas que podem aparecer no seu sorriso, as extrínsecas, as intrínsecas e as que vêm com a idade. Pra você entender mais e tentar identificar qual apareceu por aí, vou te explicar melhor cada uma:
- Manchas extrínsecas: ficam só na parte externa do dente, na camada do esmalte. Geralmente é por conta das bebidas e alimentos super pigmentados ou pela má higiene bucal. Apesar de ser um problema fácil de resolver, como vou explicar daqui a pouquinho, ele pode reaparecer ou se intensificar se os seus hábitos continuarem iguais.
- Manchas intrínsecas: as manchas intrínsecas já acontecem na parte interna dos dentes, ou seja, são de dentro pra fora. Assim, podem ser causadas por medicamentos, como a tetraciclina, excesso de consumo de flúor na infância (fluorose) ou a partir de algum trauma (queda, por exemplo).
- Manchas relacionadas a idade: conforme envelhecemos, o esmalte do dente vai se desgastando e deixando exposta uma camada mais amarelinha do dente, chamada dentina. Como é um processo gradual, é comum que o sorriso fique manchado com o passar do tempo.
Tratamentos pra manchas nos dentes
A boa notícia é que já existem vários tipos de tratamento pra você deixar seus dentes livres de manchas. Mas atenção! Aqui vai um alerta: nada de buscar receitinhas na internet pra querer resolver o problema, viu? Muitas dessas receitas usam ingredientes agressivos pro esmalte do dente e, ao invés de melhorar, acabam escondendo o problema ou gerando outros que vão além da estética, como a sensibilidade.
Na hora de cuidar do seu corpo, sempre busque um especialista. Nesse caso, um bom dentista é a pedida ideal, tá bem? Vou te explicar aqui também um tratamento de consultório que seu dentista pode te indicar (pra te deixar preparada pra consulta) e alguns hábitos diários que podem ser um ponto de partida pra prevenir e recuperar os dentes brancos.
Profilaxia dental
Se você tem manchas na parte externa do dente, o jeito mais comum e prático de resolver o problema é com uma boa limpeza, que, nos consultórios, chamam de profilaxia dental. Chique, né?
Essa técnica é o melhor tratamento pra casos de má higiene bucal ou excesso de alimentos e bebidas que causam as manchas. Funciona assim: o dentista vai fazer uma limpeza profunda pra tirar o tártaro, que é aquela sujeirinha acumulada, e dar uma polida no esmalte do dente, o que ajuda a acabar com essas manchas mais superficiais.
No geral, não dói nada e é feito no consultório mesmo. Os especialistas também indicam que o processo seja repetido pelo menos uma vez ao ano.
Escolha os produtos certos
Um jeito simples de cuidar melhor dos seus dentes é trocar a pasta convencional por uma pasta de dente natural. Indico isso não só porque sou uma grande defensora dos cosméticos naturais, mas também porque os produtos tradicionais são recheados de ingredientes sintéticos agressivos pros dentes, como sulfatos e triclosan. Na hora da limpeza, eles acabam sendo muito abrasivos e podem acelerar aquele processo de degradação do esmalte e do aparecimento da dentina, causando manchas e outros problemas de saúde bucal.
Já as pastas de dente naturais usam ingredientes limpantes equilibrados e outros ativos que vão fazer a higiene sem agredir e ainda cuidar da sua boca com muito mais carinho. A minha pasta de dente natural em pastilha é um ótimo exemplo. Pra fazer ela, deixei de lado todo tipo de componente sintético e, com isso, criei uma fórmula sem água, que limpa bem a boca e que não tem nadinha de plástico, pra proteger o Planeta, mas também pra te ajudar a reduzir os microplásticos que vão pro seu corpo.
E outra coisa legal é que ela é muito mais suave do que as fórmulas sintéticas, e eu tenho duas opções:
Elas não vão agredir o esmalte do seu dente e ajudam muito na manutenção da sua saúde bucal. Dá uma chance pra minha pasta de dente em barra pra você conhecer uma forma inovadora, saudável e amiga do Planeta pra cuidar do seu sorriso!
Leia aqui no blog também: Como escolher a melhor pasta de dente natural?
Como prevenir manchas nos dentes?
Apesar de algumas manchas nos dentes serem fáceis de reverter mudando hábitos do dia a dia, outras podem precisar de tratamentos mais complexos e intensivos no consultório do dentista. Por isso que eu sempre digo e repito: a prevenção é a melhor forma de tratamento! Saber como prevenir as manchinhas é um passo indispensável pra assegurar dentes mais brancos e até uma saúde bucal em dia!
O primeiro passo que você pode dar é incluir consultas rotineiras no dentista. Sei bem que é um hábito comum deixar pra ir ao médico só quando estamos doentes, mas quando falamos de saúde bucal, fazer visitas constantes ao consultório é essencial pra assegurar que tudo está em ordem na sua boca. Além de ajudar a evitar a mancha nos dentes, ir ao dentista com frequência com certeza vai prevenir o aparecimento de outros problemas de saúde.
Agora, o segundo passo pode até parecer óbvio, mas é um dos mais importantes: fazer a higiene bucal da forma correta. A regrinha de escovar os dentes 30 minutos depois das principais refeições tá valendo, especialmente se comer ou beber coisas muito escuras. Não esqueça de segurar com firmeza a sua escova, mas sem colocar força na escovação pra não machucar sua gengiva. Faça movimentos curtos, de baixo pra cima, repetindo várias vezes em cada dente, com atenção especial aos dentes dos fundos (porque são mais difíceis de alcançar) e sem esquecer da parte interna, beleza?
A superfície dos dentes também precisa receber atenção, afinal, ela é responsável pela mastigação e é lá que, normalmente, ficam acumulados os restos de comida. Pra essa parte a escovação é diferente: prefira movimentos circulares. Ah, não esqueça de limpar a língua e usar o fio dental pelo menos uma vez ao dia, beleza?
E se você quiser deixar a sua higiene bucal mais prática, eu tenho uma dica: use a minha pasta de dente em pastilha! Ela é vegana, zero água e a quantidade ideal pra uma escovação. Quer testar? Conheça meus Tabs Dentais!