Tudo sobre manchas de sol: causas, prevenção e tratamentos

Tudo sobre manchas de sol: causas, prevenção e tratamentos

Não sabe como prevenir ou tratar as manchas de sol na pele? Produtos naturais podem te ajudar!

As manchas de sol na pele podem ser um medo bem comum, além de afetarem várias pessoas — tanto homens quanto mulheres, tá? Mas você sabe certinho quais são as causas das manchas na pele? Pra te ajudar, reuni aqui algumas das principais causas desse problema e ainda algumas formas de prevenir o aparecimento dele. 

E, pra quem já lida com as manchas na pele, pode seguir aqui também que vão ter algumas dicas sobre como tratar, minimizar e até remover as manchas do rosto. Claro, sempre com a ajuda de um dermatologista ou outro especialista da área. A ideia é te ajudar a passar por esse momento sem precisar lidar com ele sozinha.

Índice 

  • O que são manchas de sol?

  • Quais são as causas das manchas de sol?

    • Exposição excessiva ao sol

    • Falta de proteção solar

  • Quais são os tipos de manchas de sol?

  • Como prevenir manchas de sol?

    • Uso de protetor solar

    • Evitar exposição ao sol

    • Cuidados diários com a pele

  • Tratamentos para manchas de sol

    • Produtos naturais

O que são manchas de sol?

As manchas solares são aquelas que aparecem pela exposição exagerada à luz do sol e aos raios UV (ultravioletas), especialmente sem proteção. Essas manchas são chamadas de lentigos solares ou manchas de idade. Elas têm tons marrons, cinzas ou pretos, o formato é bem definido e podem ter um toque um pouco áspero, então você consegue ver onde começa e onde termina a mancha na pele. Mas o tamanho pode mudar, tá bem?

Mulher com manchas no rosto

Só que existem alguns outros fatores que podem influenciar no aparecimento e no aspecto dessas manchas e que não têm a ver só com a luz natural? Isso aí! Elas costumam aparecer naquelas partes do corpo que são superpigmentadas, mas só quando há muita exposição ao sol (e sem proteção)

Ah, e a idade também pode favorecer o surgimento dessas marcas diferentes na pele, especialmente depois dos 50 anos. Só não se engane, pele jovem sem proteção também pode ficar manchada! E, por falar nisso, um detalhe importante: como a luz do sol estimula o aparecimento das manchas, as partes do corpo que ficam mais expostas são as que sofrem mais, como rosto, braços, mãos e o colo.

Não sabe se está com uma marca dessas? O segredo pra identificar as manchas de sol é ter atenção às mudanças na sua pele, tanto na cor, tamanho ou forma de uma marquinha que já está aí quanto no aparecimento de novas manchas.

Quais são as causas das manchas de sol?

Agora é o momento de falar das principais causas do surgimento das manchas na pele e, apesar de parecer, o sol não é o única, viu? Inclusive, seus hábitos diários podem ter um grande impacto na saúde da sua pele e até agravar os danos causados pela exposição excessiva ao sol. Olha só:

Mulher com o rosto vermelho de sol

Exposição excessiva ao sol

Quando você se expõe por muito tempo ao sol naqueles horários em que ele está mais forte, entre 10 horas da manhã e 16 horas da tarde, a produção de melanina na pele é estimulada, porque a exposição alongada pode danificar essas células. Então, por mais que ela tente, a melanina não é o suficiente pra proteger sua pele dos raios UV e acaba causando essa hiperpigmentação em áreas sem uniformidade, formando as manchas.

Falta de proteção solar

Combine a exposição excessiva com a falta de proteção solar e você tem o combo perfeito pra uma pele manchada e pouco saudável. E aqui não falo só sobre o protetor solar, viu? Usar acessórios como chapéus, bonés e guarda-sóis são ótimos pra dar uma proteção extra pra sua pele do rosto e do corpo. Afinal, assim como os protetores solares minerais, eles ajudam a formar barreiras físicas sobre a pele que protegem elas contra os raios UV, evitam a produção exagerada de melanina e, por consequência, o aparecimento das manchas. 

Quais são os tipos de manchas de sol?

Sim, nem toda mancha de sol é igual! Elas podem mudar de acordo com fatores hormonais, genéticos e, em alguns casos, podem até ser sinais de doenças mais graves — e aqui é ainda mais importante iniciar um acompanhamento médico, tá? Levantei aqui os principais tipos de manchas na pele pra te ajudar na missão de identificar qual é a sua, dá uma olhada:

  • Melasma: geralmente aparece com a menopausa, gravidez ou até a partir de alguma medicação, porque está relacionado aos hormônios. Ele surge especialmente no rosto e pode ser simétrico.
  • Lentigo solar ou manchas senis: essas são justamente as manchas de idade, pequenas e escuras e podem aparecer em toda parte da pele que fica exposta ao sol com frequência, como as mãos.
  • Sardas: também chamadas de efélides por especialistas, são aquelas manchinhas marrons achatadas. Geralmente aparecem nas peles claras, principalmente no rosto e ficam mais evidentes após a exposição solar, tipo quando vai à praia.
  • Queratose actínica: com uma textura mais áspera e escamosa, podem ser marrom, rosa ou avermelhada. Elas aparecem na pele que fica exposta ao sol e precisam de mais atenção, pois podem ser um indicativo de câncer na pele.
  • Melanoma: essa é uma mancha de câncer na pele. Sua aparência é escura e irregular, mas também pode aparecer a partir de uma pinta que você já tem. Por isso, é importante consultar um médico caso alguma pintinha tenha mudado de tamanho ou cor, tá bom?
  • Hiperpigmentação pós-inflamatória: sabe as manchinhas de acne (ou quando se machuca a pele)? É esse tipo de mancha que aparece, que fica escura.
Mulher com sardas no sol

Como prevenir manchas de sol?

Pra quem ainda não tem manchas ou quer evitar o aparecimento de mais, é hora de tirar um print ou anotar as dicas num papel e deixar do lado do espelho, beleza? Vai por mim, são hábitos simples e fáceis pra cuidar da sua pele no dia a dia.

Uso de protetor solar

O primeiro passo é escolher um protetor solar com FPS (fator de proteção solar) alto. Pro rosto, que fica muito exposto ao sol, vale investir num produto com FPS 40 pelo menos, inclusive se você fica dentro de casa no famoso home office. E não se preocupe, existem protetores pra todos os tipos de pele, então você não precisa sofrer com aquele aspecto oleoso que algumas fórmulas podem ter.

Ah, não se esqueça de passar o protetor no corpo todo, principalmente nos braços e antebraços, mas vale pra tudo, até as partes que ficam cobertas. Além disso, a reaplicação é um jeito de proteger a pele do sol e que, muitas vezes, fica no esquecimento. Por isso, a cada 2 horas, passe o protetor de novo, tá bem?

Pra te ajudar, eu pensei num protetor solar natural que protege enquanto hidrata a pele, pra deixar aquela carinha de pele saudável sem incômodo nenhum. Ele usa filtros solares minerais, o que faz dele um protetor físico. Isso significa que ele cria uma camada sobre a pele que reflete os raios solares e não é absorvido pela pele, evitando alergias e até o aparecimento de acne. Justamente por ter essa fórmula natural e menos impactante, meu protetor é perfeito pras peles que já possuem manchas, como o melasma. Se quiser testar um produto que é amigo do seu rosto e do Planeta, dá uma chance pra minha barrinha de proteção, você vai amar! <3.

Mulher segurando protetor solar

Evitar exposição ao sol

Outro jeito simples de prevenir as manchas solares é não se expor de forma excessiva ao sol, principalmente nos horários de pico, das 10h às 16h, e usar e abusar do protetor solar, bonés, chapéus e roupas com mangas, caso precise se expor nesses horários.

Sei que pode ser difícil pra gente que mora nesse país tropical, por isso o protetor é o maior aliado na prevenção a manchas e cuidado com a pele, tá bem?

Cuidados diários com a pele

Sim, sua rotina de skincare é o caminho pra manter as manchas bem longe delas também. Lave o rosto diariamente, de preferência ao acordar e antes de dormir, com um sabonete facial natural ajuda a remover excesso de oleosidade, de produtos e a preparar a pele pra receber seu protetor. 

E vale apostar na onda do skinimalismo, em que, na hora de cuidar da pele, menos é mais. Pra isso, o segredo é investir em produtos naturais, tipo meu lip balm que hidrata de forma profunda, dispensando o uso de ativos sintéticos que podem agredir e agravar condições de pele.

Tratamentos pra manchas de sol

Na hora de tratar as manchas solares, você precisa do acompanhamento de um especialista, como um dermato. Nada de receitinhas caseiras misteriosas pra cuidar da sua pele, combinado? Esse tipo de hábito pode agravar suas condições de pele e até trazer uma listinha de novos problemas pra ela. 

Mulher em consulta com dermatologista

Entre as possibilidades que seu dermato pode sugerir, existem os tratamentos tópicos, quando você aplica os produtos direto na pele pra penetrarem e agirem nas primeiras camadas. E também existem os tratamentos estéticos, que combinam produtos e aparelhos tecnológicos pra melhorar as manchas de sol.

Mas tem um cuidado simples que você pode fazer no dia a dia pra te ajudar nesse processo: escolher produtos naturais que não agridem a pele pra evitar a intensificação das manchas ou aparecimento delas.

Produtos naturais

Por exemplo, se você tem uma pele que produz mais oleosidade, meu sabonete pra pele oleosa, além de controlar a produção excessiva de óleo, oferece propriedades que nutrem e hidratam seu rosto, deixando a pele mais saudável pra resistir aos efeitos da exposição solar excessiva.

Claro que, sozinho, ele não vai remover todas as suas manchas, mas ele pode ajudar no processo de recuperação já que promove uma limpeza profunda sem agredir nadinha sua pele. 

Além dos sabonetes faciais, eu tenho uma linha completa de cosméticos que cuidam dos seus cabelos, da pele do seu corpo e até do seu sorriso. Além de terem ingredientes naturais de alta performance que agem de forma profunda, eles dispensam o uso de plástico e deixam sua rotina mais sustentável. Resumindo: eles elevam a barra da sua rotina de autocuidado. Faça a melhor escolha pra você e pro Planeta hoje!

Banner barras de limpeza facial
Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

promoção lançamento
ver todos os produtos