Como começar a usar desodorantes naturais e sem alumínio?
Mudar o seu antitranspirante comum pra um desodorante natural pode ser a melhor escolha pras suas axilas e esse post vai te ajudar a entender isso. Sei bem que muita gente fala por aí sobre um período de adaptação que pode parecer bastante desafiador, mas estou aqui pra te provar que esse momento não é nenhum monstro de 7 cabeças.
Então segue aqui comigo pra entender tudo sobre o alumínio presente no seu antitranspirante, como mudar pra fórmulas naturais e até como escolher o melhor desodorante natural pra você.
Índice
-
Alumínio nos desodorantes faz mal?
-
Período de transição: parei de usar desodorante com alumínio e agora?
-
Por que mudar pro desodorante natural?
-
Como mudar pro desodorante natural e sem alumínio?
-
Como escolher o melhor desodorante natural?
Alumínio nos desodorantes faz mal?
Já faz alguns anos que se debate sobre os efeitos do alumínio no nosso corpo, alguns estudos tentam provar que ele pode estar relacionado a problemas de saúde graves, como o câncer de mama. Porém, importante destacar, que não foi possível chegar a nenhuma conclusão ainda referente a esse tipo de efeito do alumínio.
O que é possível afirmar é que os compostos de alumínio presentes nos antitranspirantes comuns fazem o trabalho de bloquear os poros, o objetivo é impedir a transpiração e por consequência os odores. Só que isso só é uma boa solução a curto prazo, a longo prazo os seus poros ficam entupidos e o processo natural de transpiração do corpo começa a ser prejudicado e os maus odores cada vez mais difíceis de serem controlados.
Leia também: Desodorante com alumínio faz mal?
Período de transição: parei de usar desodorante com alumínio e agora?
Quando você decide parar de usar desodorante com alumínio, é normal que sua pele passe por um período de transição. Isso acontece porque os poros, que estavam entupidos com alumínio, começam a "respirar" novamente e podem começar a liberar mais transpiração e mais odores. Geralmente, essa adaptação pode durar de duas a quatro semanas.
Sei bem que não é um período fácil e pode ser bastante desconfortável, mas é um processo completamente normal e até saudável, afinal, é um sinal de que sua pele está se ajustando. Depois desse período, suas axilas devem normalizar e você vai sentir os efeitos positivos dos desodorantes naturais.
Por que mudar pro desodorante natural?
No comecinho desse texto, falei sobre como os antitranspirantes usam alumínio pra entupir os seus poros e pararem a sua transpiração, ao invés de agirem diretamente na causa do problema: as bactérias causadoras dos maus odores. E é justamente isso que os desodorantes naturais fazem!
Eles ajustam o pH da pele das suas axilas, tornando a região imprópria pra proliferação dessas bactérias e, por consequência, impedem que os cheiros ruins aconteçam e ainda deixam que seu corpo transpire normalmente. Mais do que isso, os desodorantes naturais também possuem fórmulas com óleos e manteigas que também ajudam a manter a pele da região mais saudável. A hidratação é essencial pro nosso corpo todo e com as axilas não seria diferente.
Leia mais: Desodorante e antitranspirante: quais são as diferenças?
Como mudar pro desodorante natural e sem alumínio?
O primeiro passo pra fazer essa mudança é se preparar e saber que vai precisar ter bastante paciência pra se adaptar a não usar mais antitranspirantes com alumínio. Algumas pessoas podem ter ainda mais odores durante esse processo de adaptação do que tinham antes, mas pode confiar em mim: logo passa.
Um ponto-chave é escolher o melhor desodorante natural pra você. Existem várias opções livres de alumínio e algumas que continuam sendo sintéticas, apesar de não terem esse composto na sua fórmula. Por isso que a minha dica aqui é apostar nas fórmulas naturais mesmo — e na mais apropriada pro seu tipo de pele, seja ela mais oleosa ou mais ressecada.
Sou suspeita pra falar, mas a minha linha de desodorantes naturais é a ideal pra quem está querendo fazer essa mudança. São 4 fórmulas livres de alumínio e outros ingredientes sintéticos, desenvolvidas pra diferentes tipos de pele, necessidade de hidratação e intensidade de transpiração. Olha só:
- Desodorante em Barra Intensivo: alta proteção contra maus odores e o suor excessivo.
- Desodorante em Barra Purificante: axilas sequinhas e livre de impurezas por causa do detox que faz na pele, absorvendo a oleosidade excessiva.
- Desodorante em Barra Refrescante: traz nutrição e hidratação através de uma combinação de vitaminas e aminoácidos, além de usar o Bicarbonato de Sódio.
- Desodorante em Barra Suavizante: reduz a oleosidade excessiva, repondo os minerais essenciais e a hidratação natural da pele, deixando as axilas com um toque macio.
O melhor é que todas elas atuam diretamente contra as bactérias causadoras dos maus odores, regulando o pH da região e permitindo que o seu corpo transpire normalmente. E tudo isso ainda em embalagens totalmente livres de plástico, o que é ainda melhor pra você e pro Planeta.