Quais são as principais diferenças entre lip balm e lip oil?
Boca hidratada, macia e saudável, quem é que não quer? Os lábios merecem atenção na rotina de beauty care e, nessa hora, é normal ficar se perguntando quais são as diferenças entre os vários tipos de hidratantes labiais, principalmente o lip balm e o lip oil que estão super em alta, e qual é a melhor opção pra cuidar, de verdade, dessa região mais delicada.
Pode até parecer que tudo é a mesma coisa, mas existem produtos que são melhores pra saúde da pele dos seus lábios do que outros. E hoje eu vou te ajudar a entender melhor sobre isso e a escolher o melhor tipo de hidratante labial pra você!
O que é um lip oil e como ele funciona?
Depois da “febre” do lip tint, o lip oil chegou chamando a atenção nas redes sociais. Esse cosmético é usado pra hidratar os lábios e deixar um brilho igual ao do gloss. Ele é feito à base de óleos, como óleo de coco, castanhas ou até mesmo com silicones — alerta de atenção aqui!
Essa é a hora de ficar de olho se vale a pena se jogar numa tendência. O silicone que costuma estar nos lip oils é uma substância sintética extraída de minerais e que promove o brilho característico desses cosméticos. Mas, além de ser sintético, ele dá a falsa sensação de hidratação na boca, sem hidratar de verdade. Além disso, o silicone cria uma camada sobre a pele que também impede a retenção da hidratação, contribuindo pro ressecamento. Então, além de estar colocando uma substância sintética nos lábios, você não está cuidando deles de verdade e ainda pode estar prejudicando a saúde da pele da região.
O que é um lip balm e como ele funciona?
Já o lip balm, ou balm labial, é um hidratante concentrado pros lábios. Como ele é feito pra hidratar de verdade a boca, costuma ter manteigas na composição, como a de karitê, além de outros óleos naturais. E os formatos também são variados: bisnagas, vidrinhos ou barrinhas em bastão — esse é o meu favorito.
Mas vale ter atenção, porque nem todo balm tem só ingredientes naturais. Dependendo da composição, eles podem ter compostos sintéticos, como o silicone que citei antes, que podem não ser tão legais pra sua saúde. Os que usam uma fórmula totalmente natural, como o meu, são os mais indicados. São esses ingredientes que garantem a hidratação e a nutrição dos lábios, porque são bastante concentrados. Como os lábios precisam de um cuidado especial, usar um lip balm natural facilita esse processo de proteção pra que eles fiquem macios e saudáveis.
Lip oil vs. lip balm: qual é a melhor escolha pra você?
Agora que expliquei o que é cada um, vou comparar o lip balm e o lip oil. Isso vai te ajudar a escolher a melhor opção pra deixar a sua boca linda e hidratada.
Textura e acabamento
Pra começar, vou falar da sensação de cada um. Os lip oils são aqueles que imitam o gloss labial. Então, têm uma textura mais molhada e o acabamento brilhante, que vai muito bem pra quem gosta de uma make mais iluminada e até com aquele efeito molhado, sabe? Essa textura é legal de vez em quando, mas vamos confessar que dá um trabalhinho porque, se encostar nele, já era, é óleo pra todo lado.
Já quando o assunto é o meu Lip Balm, a textura é mais seca que o oil, mas ainda é hidratante (afinal, essa é sua função principal). Assim, é mais macio, com leve toque molhado, mas com acabamento mais suave.
É muito fácil de passar e usar o Lip Balm no dia a dia, porque ele dá um aspecto bem natural, de boca saudável e macia. A outra coisa que eu gosto é o acabamento, que por não ser super molhado, não fica transferindo facilmente ao longo do dia.
Fórmula e ingredientes
Alguns ingredientes comuns tanto nos lip oils quanto no meu balm são os óleos e as manteigas, como:
- Óleo de mamona.
- Óleo de girassol.
- Manteiga de karitê.
- Manteiga de cacau.
Esses e outros ingredientes são comuns de serem encontrados nos dois tipos de cosméticos. A diferença mesmo é que, no meu Lip Balm, você encontra só ingredientes naturais e veganos que promovem uma hidratação contínua e prolongada aos lábios. Ele nutre de verdade a sua boca pra que ela continue macia e saudável até quando não estiver usando.
Olha só algumas coisas que fazem parte do meu Lip Balm em barra:
- Óleo de abacate com ação suavizante.
- Lanolina vegetal que previne o ressecamento.
- Vitamina E com ação antioxidante e que ajuda a neutralizar os danos causados pelos raios U.V.
E mais: ele não tem cheiro e nem cor, pra valorizar a beleza natural da sua boca!
Durabilidade e reaplicação
A durabilidade e a necessidade de replicar também são pontos importantes de se considerar na hora de escolher entre o lip balm e o lip oil. O meu Lip Balm tem uma ação de hidratação prolongada por ser bastante concentrado. Isso mantém os seus lábios macios por muito mais tempo. Com o uso contínuo, você vai perceber que a sua boca estará mais saudável e sem aquelas pelinhas soltas.
Já os lip oils precisam ser reaplicados mais vezes, porque só “hidratam” enquanto estão na boca. Assim, você acaba usando mais o produto e ele pode até durar menos, já que a sensação de hidratação vai embora no momento que você tira o produto da pele.
- Leia mais: Dicas de como cuidar da pele no inverno
Escolhendo o protetor labial certo pros lábios ressecados
Agora, quero te mostrar como escolher um balm labial que vai proteger e cuidar dos lábios ressecados pra que eles fiquem macios e saudáveis o ano todo.
Principal ponto: hidratação
Pra começar, você pode dar aquela conferida nos ingredientes e buscar por itens hidratantes, como óleos e manteigas — dê preferência pras fórmulas naturais que cuidam da saúde dos seus lábios e do Planeta.
O meu Lip Balm em barra conta com vários ingredientes que hidratam profundamente os lábios e permite que fiquem úmidos e protegidos por mais tempo, como manteiga de karitê, óleo de abacate e vitamina E. Tudo isso ajuda a evitar aquela boca ressecada e rachada que pode incomodar bastante.
Formulações livres de fragrâncias e corantes
Outra coisa que vale considerar é usar um balm labial sem corantes nem cheiros artificiais. Esses ingredientes sintéticos podem irritar e até ressecar os lábios, tudo o que a gente não quer, né? Foi por isso que eu escolhi uma fórmula mais suave e totalmente natural pro meu Lip Balm — ele é incolor pra realçar a cor natural da sua boca e tem um cheirinho suave e agradável.
Vantagens das barrinhas hidratantes da B.O.B
Se você, assim como eu, está sempre em busca de formas saudáveis, práticas e conscientes de cuidar da beleza, quero te convidar pra conhecer o meu Lip Balm. Falei várias vezes dele aqui nesse conteúdo, mas chegou a hora da gente realmente mergulhar no DNA dessa barrinha.
Escolhi o formato de barrinha hidratante pra criar um balm que cuida da sua boca e do nosso Planeta ao mesmo tempo. Por isso, ela é um bastão muito fácil de usar e levar pra onde quiser, pensado pra deixar a sua boca macia e hidratada o ano inteiro:
- Alta durabilidade: a fórmula é super concentrada, porque não leva água, assim, mesmo reaplicando, ela dura muito.
- Natural & vegano: tem uma fórmula hidratante que respeita a natureza, com vitamina E, óleo de abacate, óleo de mamona, óleo de girassol, manteiga de cacau, de karitê e muito mais;.
- Plastic free: minha embalagem não tem nadinha de plástico e não leva centenas de milhares de anos pra se decompor.
Viu só? Lip oil e lip balm são bem diferentes, mas um deles é muito melhor pra saúde dos seus lábios! Depois de tudo que a gente viu aqui nesse post, a escolha é clara, né? Pra ter uma boca hidratada e com aparência saudável, o meu Lip Balm é a pedida.