Nutrição capilar: o que é, como fazer, pra que serve e cronograma
Entenda como nutrir o cabelo e deixar ele mais saudável e sedoso com produtos naturais.
A nutrição capilar é a reposição de nutrientes vitais dos cabelos, uma etapa essencial do cronograma capilar pra todos os tipos de cabelo. Ela devolve proteínas, minerais, vitaminas e lipídios, componentes essenciais pra manter os fios fortes e saudáveis.
Esse cuidado deve ser feito na medida certa pra garantir mechas sempre sedosas e evitar o temido efeito rebote, por excesso de nutrientes. Quer saber mais sobre como nutrir os fios? Continue comigo que te conto tudo sobre esse processo!
Índice
- Pra que serve a nutrição capilar?
- Quais são os benefícios da nutrição pro cabelo?
- Como fazer uma boa nutrição pro cabelo?
- Quais produtos usar pra fazer nutrição do cabelo?
- Quando devo fazer nutrição capilar?
- Nutrição capilar no cronograma capilar
- Cuide da beleza do seu cabelo com meus produtos pra nutrição capilar
Pra que serve a nutrição capilar?
A nutrição capilar serve pra repor as proteínas, vitaminas e os lipídios do cabelo. Esses últimos são fundamentais na composição capilar, e atuam protegendo o cabelo de fatores externos que podem danificar sua saúde e aparência.
Com o tempo e agressões aos fios, é natural que eles percam massa capilar e nutrientes essenciais — e é aí que a nutrição entra no cronograma capilar. Ela devolve esses nutrientes, deixando os fios muito mais resistentes, brilhantes e sedosos.
Os lipídios também são essenciais pra evitar as pontas duplas e manter a hidratação, o que também ajuda a prevenir quebras, quedas e aquele toque ressecado desagradável.

Quais são os benefícios da nutrição pro cabelo?
Os benefícios da nutrição capilar são visíveis, especialmente quando ela é associada às outras etapas, pra montar um cronograma completo.
-
Devolve os lipídios aos fios;
-
Mantém a hidratação por mais tempo;
-
Aumenta o brilho;
-
Diminui o frizz;
-
Previne o ressecamento;
-
Previne pontas duplas;
-
Reduz a quebra e a queda capilar.

Como fazer uma boa nutrição pro cabelo?
Fazer a nutrição do cabelo é simples, basta ter produtos adequados e seguir este passo a passo:
-
lave o couro cabeludo com o shampoo, massageando com as pontas dos dedos;
-
enxágue muito bem e retire o excesso de água com uma toalha;
-
reparta o cabelo em várias mechas menores. Comece dividindo ao meio, e depois separe as partes ao meio pelo menos mais duas vezes;
-
agora, aplique a máscara de nutrição mecha por mecha, no comprimento e nas pontas;
-
massageie cada mecha, garantindo que elas fiquem encobertas pelo produto;
-
siga o tempo de descanso indicado na embalagem;
-
enxágue muito bem pra tirar todo o produto e finalize com o condicionador como de costume;
-
aplique um óleo próprio quando o cabelo estiver seco.
Depois, você pode finalizar o visual com um leave-in pra dar movimento e definição pro seu cabelo, que vai estar muito mais saudável, hidratado e brilhoso.

Como posso fazer nutrição capilar em casa?
Nutrir o cabelo em casa é simples, você pode incluir essa etapa entre o shampoo e o condicionador. O segredo é usar uma Máscara Capilar que reponha lipídios, os responsáveis por restaurar a massa dos fios.
É bom também ter cuidado com aquelas receitas de nutrição capilar caseira. Como não são combinações cientificamente testadas, podem causar irritações ou outros resultados inesperados nos fios.
Posso dar uma dica? Prefira uma máscara capilar natural, com fórmula vegana, pra ter certeza de que ela não tem nenhum ingrediente nocivo. Minha linha de haircare tem várias opções pra incluir em todas as etapas do seu cronograma, inclusive na nutrição capilar.
Nutrição capilar profissional
Você também pode fazer o tratamento de nutrição capilar com profissionais pra garantir o uso de produtos ainda mais nutritivos e a aplicação especializada. Os resultados assim podem ser mais potentes em mechas quebradiças, porosas e ressecadas.
Os profissionais conseguem identificar com mais propriedade as necessidades do cabelo, entender se é necessário suplementar a máscara e até se há necessidade de outro tratamento capilar. Então, vale a pena passar por um salão antes de fazer o cuidado só em casa, viu?

Quais produtos usar pra fazer nutrição do cabelo?
Na hora de nutrir o cabelo, você precisa de produtos pra usar antes e depois dessa etapa. O shampoo é um deles! Se ficar em dúvida pra escolher, um conselho é buscar por shampoos que potencializam o efeito, como a minha barrinha de Shampoo Nutritivo.
Depois, a máscara de nutrição capilar é o destaque. Ela precisa ser de qualidade, com ingredientes que nutrem de verdade, pra não dar a falsa sensação de hidratação. O melhor é evitar fórmulas químicas com parabenos ou sulfatos exagerados, que podem trazer um cuidado apenas superficial, e não até as camadas mais profundas.
Agora é hora do condicionador, e um natural, de preferência. Por aqui, tenho até uma opção de condicionador 2 em 1, que funciona como leave-in e você pode usar na finalização.
E não dá pra deixar de lado um bom óleo capilar, que ajuda a potencializar a nutrição. Escolha um adequado pro seu tipo de cabelo e, pronto — seu kit pra nutrição dos fios está completo!

Quando devo fazer nutrição capilar?
O jeito mais seguro de saber se você deve fazer a nutrição dos fios é consultar um profissional. Eles têm a experiência e o conhecimento necessários pra identificar suas necessidades individuais. Além disso, muitos contam com aparelhos tecnológicos que ajudam nessa análise.
Se não puder fazer esse investimento, preste atenção ao aspecto do seu cabelo. Ressecamento, pontas duplas, escamas, porosidade e quebras são características típicas de fios que precisam muito de nutrição.
Mas não se engane: até os cabelos saudáveis devem ser nutridos de vez em quando. A diferença é que esse cuidado pode acontecer com menor frequência do que nos cabelos danificados.
Nutrição capilar no cronograma capilar
A nutrição é uma das etapas básicas do cronograma capilar, ao lado da hidratação e da reconstrução. Pra incluir ela na sua rotina, repare na saúde do seu cabelo.
Cabelos saudáveis podem receber a nutrição a cada duas semanas mais ou menos, intercalando com a etapa de hidratação em maior recorrência, e a de reconstrução poucas vezes.
Agora, se seus fios estão mais ressecados, seja pelo tipo de cacho ou pela rotina capilar, pode ser interessante incluir essa etapa pelo menos uma vez na semana pra devolver o brilho e a hidratação de dentro pra fora.

Diferença entre nutrição, hidratação e reconstrução
Cada uma dessas etapas de haircare tem uma função específica na saúde dos fios. Entenda melhor pra que elas servem:
-
hidratação capilar: repõe a água e os nutrientes que o cabelo perde devido aos agentes externos, como calor, vento e procedimentos químicos. É mais recorrente no cronograma, principalmente pra fios ásperos e sem brilho, mas nutridos;
-
nutrição do cabelo: devolve os lipídios, que criam uma camada protetora pra conter a hidratação e prevenir a perda de nutrientes nas mechas. Ela é menos recorrente, a não ser em casos de fios escamados, com muito frizz e mais pontas duplas;
-
reconstrução capilar: devolve proteínas, como queratina, colágeno e aminoácidos. Ela é essencial pra garantir fios fortes e prevenir quebras, mas deve ser feita com moderação pra não causar rigidez.

Cuide da beleza do seu cabelo com meus produtos pra nutrição capilar
Agora ficou mais claro por que a nutrição é tão importante na sua rotina de cuidados com o cabelo, né? Uma parte essencial nesse processo é escolher produtos de nutrição seguros e feitos com ingredientes naturais.
As fórmulas livres de ingredientes sintéticos, como a minha linha de Produtos pra Nutrição Capilar, não agridem os fios nem têm potencial tóxico pra você ou pro Planeta. Sem falar que, por aqui, minhas barrinhas são todas veganas e feitas com óleos naturais riquíssimos pra entregar a nutrição que seu cabelo precisa.
Não sabe por onde começar? O Trio Nutrição tem tudo o que você precisa: shampoo, condicionador e máscara capilar nutritivos. É o combo perfeito pra quem quer potencializar o cuidado com os fios!