Mulher segurando tesoura e pente com cabelo longo cobrindo os olhos, representando tendências de corte e estilo de cabelo.

Tipos de franja: conheça 11 opções pra diversos formatos de rosto

Chegou na fase da franja? Vem ver quais são os tipos que existem, como escolher um que realça o seu rosto e como cuidar da franja.

A fase da franjinha é quase inevitável, não é? Seja aquele jeito de lidar com os problemas da vida adulta ou só pra dar uma repaginada no visual, apostar em um tipo de franja pra mudar a aparência é algo super comum e, cá entre nós, muito prático!

Se você quer manter o seu corte de cabelo, e mudar ao mesmo tempo, é só escolher uma franja que goste e realce sua beleza e pronto! Quer saber quais são as possibilidades, como escolher e cuidar da franja? Então vem comigo!

Índice

Quais são os tipos de franja que existem?

Fiz uma pesquisa e descobri que existem, pelo menos, 11 tipos de franja, das mais curtas às mais longas. E o melhor: pra diferentes estilos pessoais, o que torna o corte ainda mais democrático. Vou te explicar como é cada um desses tipos.

1. Franja reta

Esse é um corte mais clássico e até mais simples de ser feito. A franja não tem camadas nem diferenças no comprimento em toda a sua extensão, geralmente passa um pouco da sobrancelha, o que torna ela ainda mais prática. Se você gosta de um visual prático e fácil de manter, ela é uma boa opção e combina muito com o cabelo liso.

Retrato de uma mulher em um ambiente iluminado, com cabelos com franja e peças de roupa listradas, transmitindo uma sensação de tranquilidade e confiança.

2. Franja lateral

A franja lateral também é muito prática e traz um toque mais despojado pro visual. Ela combina com diferentes tipos de cabelo feminino, além de cair bem tanto com cortes longos como curtos. Ela molda o rosto e acompanha o crescimento do cabelo como um todo, o que permite um intervalo maior entre os cortes.

3. Franja curtain bangs

A curtain bang é a famosa franja cortininha. Uma febre nos anos 80, ela está com tudo nos dias atuais e dá um ar fashionista pro cabelo. Ela é mais curta no meio, alongando até as laterais do rosto. Esse tipo de franja geralmente precisa ser finalizada fazendo escova, pra dar o movimento que torna ela tão marcante.

4. Franja longa

Outro ícone que marcou época, a franja longa é forte desde a década de 90. Geralmente, ela tem comprimento entre a boca e o queixo, o que cria uma moldura em todo o rosto e vai muito bem pra quem gosta de mais volume no cabelo.

Mulher cortando o cabelo com tesoura, mostrando a técnica de cuidados capilares e transformações de estilo pessoal.

5. Franja curta

Também conhecida como baby bangs ou até como “franja vegana”, esse corte é moderno e cheio de personalidade. É uma franja reta bem curtinha, que geralmente vai até o meio da testa. Ela vai bem com diferentes tipos de cabelo e cortes, dos mais lisos e retos aos mais cacheados e com muitas camadas.

6. Franja repicada

Quer dar mais volume na franja? Repicar os fios é a pedida certa! Esse tipo de franja é ótimo pra quem tem o cabelo mais fino e quer um toque de movimento na franja. Ela geralmente é mais curta e combina muito com cortes curtinhos, até mesmo os pixie.

7. Franja em camadas

As camadas dão uma finalização parecida com a franja repicada, com mais volume e movimento. Ela pode ser tanto reta como lateral, e é uma ótima pedida pra quem tem cabelos cacheados ou cabelo grosso e quer apostar na franjinha com muita personalidade!

Retrato de uma jovem mulher com cabelo cacheado e franja, em fundo rosa, expressando serenidade e confiança.

8. Franja irregular

A franja irregular é outra proposta pra quem gosta de um visual moderno e com personalidade. Até mesmo nos cabelos ondulados, em que ela pode dar um toque mais romântico pro visual, ela é fácil de manter e traz um toque mais jovem pro cabelo.

9. Franja reta curta

A franja reta curta é um meio termo entre as franjas retas tradicionais e as baby bangs. Isso ajuda a trazer um toque jovem e despojado pro visual. Ela vai muito bem com cabelos médios e curtos, sejam retos ou com camadas.

10. Micro franja

Esse tipo de franja é ainda mais curto que a baby curtain. Ela tem cerca de dois a três dedos de comprimento, cobrindo um espaço mínimo entre a raiz do cabelo e o meio da testa. Isso traz muita modernidade e marca o visual. Mas é importante ressaltar que a micro franja precisa de corte com mais frequência.

Modelo com cabelo curto, liso e com franja, usando um suéter preto, olhando para trás em um fundo neutro e sofisticado.

11. Franja com lateral longa

A franja com lateral longa geralmente mescla uma franja central reta ou lateral na altura das sobrancelhas, com as laterais mais alongadas, até a altura da boca mais ou menos. É um jeito de aderir à franjinha sem uma mudança muito drástica no visual e vai bem com os mais diferentes estilos e rostos.

A franja combina com qual tipo de rosto?

E por falar em tipos de rosto, algumas combinações de franja com formato valorizam mais sua beleza natural, por isso vale a pena conhecer essas combinações. Mas, isso não é regra, viu? A melhor franja pra você é aquela que você gosta e joga sua autoestima lá em cima.

Sem deixar isso de lado, vamos ver como os tipos de franja valorizam cada formato de rosto.

Franja pra rosto oval

O rosto oval, em geral, combina bem com todos os tipos de franja porque ele costuma ser mais simétrico e isso permite que cada tipo de franja ressalte um aspecto do rosto, sem pesar no visual.

Retrato de uma mulher sorrindo em um fundo azul.

Franja pra rosto redondo

As franjas curtain bang, reta ou a franja longa são excelentes opções pra quem tem o rosto redondo. Isso porque esses tipos de franja ajudam a contornar o rosto equilibrando o visual com o formato arredondado.

Franja pra rosto quadrado

Uma ótima opção de franja pra quem tem rosto quadrado é a franja com lateral longa e até a franja irregular. Essa mescla entre o meio da franja curto e as laterais mais alongadas ajuda a criar linhas verticais que suavizam o visual, que já é bem marcante pelo formato do rosto.

Franja pra rosto retangular

O rosto retangular também tem traços marcantes, por isso combina bastante com franjas que suavizam o visual. As franjas em camada e repicadas combinam muito com esse formato.

Mulher sorridente em uma cidade moderna, aproveitando um dia ensolarado. Edifícios altos e pessoas ao fundo criam um ambiente urbano vibrante.

Franja pra rosto longo

Agora, pra quem tem o rosto longo, vale apostar em franjas que dão mais volume e não são tão longas. O corte em camadas, irregular e o repicado são excelentes pedidas porque trazem um peso a mais pro visual.

Franja pra rosto diamante

Quem tem o rosto diamante costuma ter a testa pequena, por isso dá pra apostar em uma franja que dá a ilusão de uma testa maior, o que equilibra o visual. Pra isso, vale apostar nos tipos com comprimento acima dos olhos.

Franja pra rosto triangular ou coração

A franjinha reta ou repicada são excelentes escolhas pro rosto de formato triangular. Elas ajudam a deixar o visual mais leve, pois criam um equilíbrio entre o queixo e a bochecha mais marcantes. As curtain bangs também ficam lindas!

Viu só? Não importa o seu tipo de rosto, dá pra usar uma franja que valorize seus traços e te deixe confortável no dia a dia, mantendo o cabelo sedoso e saudável.

Jovem mulher com cabelo ruivo e sorriso suave em um ambiente natural repleto de folhas verdes, emanando alegria e serenidade.

Como escolher o tipo de franja ideal pra você?

  • Entenda o estilo que você prefere pro seu visual.

  • O seu tipo de cabelo pode ser mais valorizado em um tipo de franja do que em outro.

  • O tipo de rosto pode servir de guia entre as opções que você gosta e valorizam seu fio.

  • Pesquise imagens de referência pra franja que você quer fazer.

  • Corte com um profissional que entende de franja e, se possível, do estilo que você quer fazer.

Veja também: como saber o que o meu cabelo precisa?

Mulher olhando para o espelho enquanto cuida dos cabelos, destacando seu olhar atencioso e expressão serena.

Cuidados pra manter a franja sempre bonita

O cabelo com franja precisa de cuidados, assim como os fios longos. Primeiramente, é importante ter cuidado com as altas temperaturas. Se você gosta de finalizar a franja com escova ou outras fontes de calor, escolha produtos com proteção térmica antes de modelar.

Além disso, não se esqueça de investir em um Shampoo em Barra que higienize os fios sem ressecar, como as fórmulas naturais em barra, que são amigas do seu cabelo e do meio ambiente.

Mulher sorrindo enquanto usa shampoo em barra em um ambiente claro e moderno. A imagem destaca a importância da rotina de cuidados capilares e produtos sustentáveis.

A hidratação também é importante pra manter a franja arrumada. Você pode usar um dos meus Condicionadores em Barra pra manter a qualidade dos produtos pro cabelo de uso diário. Tenho uma opção que funciona também como leave-in, o que ajuda muito a manter a franja no lugar!

Tudo isso sem agredir o Planeta e sem usar nadinha de plástico. Tem jeito melhor de cuidar da franja e deixar ela sempre bonita? Eu não conheço! Espero ter te ajudado a se jogar na franjinha e encontrar o melhor tipo pra você. Até mais!

Imagem do Shampoo Detox da marca B.O.B, destacando sua eficácia em proporcionar limpeza profunda e ação antipoluição para os cabelos.
Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário

meus produtos

promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
promoção
ver todos os produtos